Buscar
  • Igreja Batista Mineira

Qual igreja você quer ter?

por José Marcelo Fernandes Domingos


Em abril deste ano completei 24 anos de ordenação ao ministério pastoral. Neste tempo fui testemunha ocular de várias mudanças na igreja cristão evangélica no Brasil e no mundo. Algumas muito boas e outras ruins. Duas décadas é um tempo suficiente para qualquer líder imaginar que tenha visto e vivido situações suficientes para criar um juízo de valor sobre qualquer coisa; mas não é. Das muitas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso arraial, a pior de todas, foi o nominalismo cristão - antes inimaginável, hoje triste realidade. O nominalismo é a fé professada, mas não vivida. A proliferação do nominalismo produziu em massa uma série de cristãos altamente exigentes com a igreja e pobremente producentes com a mesma.


A consequência imediata se vê no título deste artigo que é tão confortável para a maioria dos que o leem e, por assim dizer, querem uma igreja para si e, por isso, não enxergam o gravíssimo erro bíblico-teológico em suas linhas. Esta é, portanto, a maior transformação na igreja contemporânea. Seus membros querem TER uma igreja que satisfaça totalmente suas necessidades e preferências, mas não desejam um compromisso radical para SER a igreja que Jesus amou e se entregou por ela. Há alguns anos quando pastoreava outra comunidade recebi em meu gabinete pastoral na mesma semana, porém em dias diferentes, duas pessoas que representavam suas famílias com o interesse explicito de mudar de igreja.


Esta é uma angustiante realidade que todo pastor tem que enfrentar, mas jamais deseja. O que chamou atenção foi o motivo declarado para a mudança. O primeiro, um homem, meia idade, casado e pai de um filho dizia que deixaria a igreja porque no período de comunhão subsequente ao louvor as pessoas se cumprimentavam e se abraçavam e ele não gostava dessa prática. A segunda pessoa, uma mulher, meia idade, casada e pai de uma filha, declarou que o motivo da saída era porque a igreja era muito fria, as pessoas não se abraçavam ou se cumprimentavam. Percebem a dificuldade?


As pessoas não querem SER igreja, querem TER uma igreja que se adeque aos seus gostos. Se o estilo da pregação do pastor não o agrada ou se o louvor não é como gostaria ou se os ministérios não trabalham como desejaria, optam por mudar de igreja (até que na outra algo também o desagrade), mas poucos se unem com a paixão e o desejo de fazer as mudanças acontecerem a partir delas. Dessa forma, perde o Reino de Deus, perde a igreja de Cristo, perdemos todos.


Se você acha que alguma mudança deve acontecer na igreja, seja você a própria mudança. Comece pelo desejo de participar dos cultos; dos discipulados; das reuniões de oração; dos ministérios; das visitações. Seja você a bênção que a sua igreja precisa. Seja você a igreja que Cristo quer que você seja.


Qual igreja você quer ser?


Pr. José Marcelo


#serigreja #batistamineira

54 visualizações
Igreja
Batista
MineirA

batistamineira@gmail.com

 

Rua Piauí, 1045 - Funcionários

Belo Horizonte / MG

CEP 30150-321

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

@2019 - Site desenvolvido por JP | Designer