Buscar
  • Igreja Batista Mineira

Igreja é gente!

Atualizado: 19 de Nov de 2019

por José Marcelo Fernandes Domingos

Igreja é gente. Gente boa, gente ruim. Gente como eu e você. Gente que quer acertar e às vezes erra. Gente que erra e outras vezes acerta. É gente que está no caminho.


Brennam Manning, ao se definir, define todos que são igreja-gente, dizendo:


Quando sou honesto, admito que sou um amontoado de paradoxos. Creio e duvido, tenho esperança e sinto-me desencorajado, amo e odeio, sinto-me mal quando me sinto bem, sinto-me culpado por não me sentir culpado. Sou confiante e desconfiado. Honesto e ainda assim insincero”.


Eu não me vejo fora dessa realidade e confesso que sou um “amontoado de paradoxo” – um poço de dúvidas e desconfiança – que sou pobre e necessitado e, para estar em Cristo, a cada dia me entrego a sua graça. Uma de minhas maiores alegrias na igreja-gente é encontrar gente e saber que elas caminham comigo.


Um abençoador exemplo da igreja-gente é o favor que Paulo, o apóstolo, recebeu quando estava preso em Roma. No final de suas cartas da prisão ele menciona alguns nomes que estavam com ele. Especialmente na carta aos colossenses, na lista dos que ficaram com Paulo, constam: Aristarco, João Marcos e Jesus que eram judeus e Lucas, grego. Esses permaneceram com Paulo na prisão para assisti-lo. Esses homens eram conhecidos como aqueles que são lenitivos. Eram portadores de alívio, de consolo, ou seja, suavizavam a vida. Isto é igreja-gente!


Aristarco – era de Tessalônica (At 20:4). Arriscou sua vida na conspiração contra Paulo em Éfeso (At 19:28-41). Viajou com Paulo para Roma (At 27:2). Ele estava do lado de Paulo não importava qual fosse a situação: na revolta em Éfeso, na tempestade para Roma e agora na prisão em Roma. Ele era daquele tipo de amigo que não foge quando as coisas ficam difíceis.


João Marcos – Foi o escritor do segundo evangelho. Primo de Barnabé. Abandonou a primeira viagem missionária (At 13:5-13). Paulo o rejeitou na segunda viagem (At 13:36-41). Agora Paulo reconhece que ele é útil (2 Tm 4:11). Ele nos ensina que as pessoas podem superar os seus fracassos. Sua vida encoraja aqueles que fracassaram em suas primeiras tentativas. João Marcos foi o homem que se redimiu a si mesmo.


Lucas – Conhecido como o médico amado – Ele era gentio. Escreveu o evangelho de Lucas e o livro de Atos dos apóstolos. Uniu-se a Paulo em Trôade (At 16:10). Viajou com Paulo a Jerusalém (At 20:5ss) e Roma (At 27:1ss). Lucas permanece com Paulo até o fim (2 Tm 4:11). Lucas era um médico missionário. Um amigo, um lenitivo de Deus para Paulo.


É a igreja-gente combatendo o bom combate e vivendo a graça – somos nós, que acertamos e erramos, caímos aqui e levantamos acolá.


8 visualizações
Igreja
Batista
MineirA

batistamineira@gmail.com

 

Rua Piauí, 1045 - Funcionários

Belo Horizonte / MG

CEP 30150-321

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

@2019 - Site desenvolvido por JP | Designer