Buscar
  • Igreja Batista Mineira

Angústia



“Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”.

Salmos 4:1


"Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo...Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do criador, numa atitude repleta de amor!"

Gonzaquinha


Esta linda composição “ao mestre do canto, com instrumentos de cordas” que é o Salmo 4, semelhante ao anterior, é ambientado na mesma ocasião - quando Davi deixou o trono e a cidade de Jerusalém, fugindo de Absalão que usurpava através de um “golpe de estado” o reinado. Ele trata de alguns conceitos existenciais presentes na experiência humana e vivenciados por Davi nesta ocasião, como a angústia, a ilusão, a ira, a alegria e a paz.


Poucos pensadores trabalharam tão decisivamente o conceito de angústia como o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard. Este relacionou a angústia ao conceito bíblico-cristão de pecado. Seria como dizer que a sombra do pecado levou ao abismo da angústia. Como que se a culpa promovida pelo pecado se tornou a mãe da angústia.


O cristão não nega a angústia. Ele flerta com a angústia, mas não casa com ela. A redenção por Cristo é a única experiência temporal que o cristão vive na dimensão atemporal – sua salvação é hoje e será eternamente.


O cristão não dá a temporalidade da angústia o privilégio da permanência, ou seja, o cristão sente-se angustiado, mas não vive angustiado. A angústia pode o sufocar por um pouco, mas não retira o fôlego da vida. Porque este fôlego é sopro do Criador – que tudo vê, tudo sabe, e ama-nos com amor incondicional.


Assim orou Davi na sua angústia – de ver-se golpeado e perseguido pelo próprio filho, “Dá-me alívio da minha angústia”.


Na sua angústia, clame Aquele que ouve a sua oração, tem misericórdia de ti e faz justiça aos injustiçados.


por José Marcelo Fernandes Domingos

23 visualizações
Igreja
Batista
MineirA

batistamineira@gmail.com

 

Rua Piauí, 1045 - Funcionários

Belo Horizonte / MG

CEP 30150-321

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

@2019 - Site desenvolvido por JP | Designer